sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Variedade das cores nos alimentos

Bom, hoje vou falar de alimentação, mais tarde pretendo fazer outro texto, mas ainda não sei o tema. Como diria minha avó:



- SURPRESA!

Bom, vamos ao assunto. Peguei essas informações num papel de uma lanchonete de Belo Horizonte, quando pedi um lanche todo cheio de #mimimi, com direito a pão integral, salmão, alface, suco de laranja com clorofila e cenoura.

As cores dos alimentos são determinadas pela presença de pigmentos. Essas substâncias, além de colorir, desempenham função importante na prevenção de doenças e proteção do organismo. Portanto, quanto mais colorida, mais saudável a alimentação.

Vermelho



As frutas de cor vermelho-escuro, como amora, morango, uva, cereja, framboesa, entre outras, são ricas em ácido elágico, substância com atividade antioxidante, responsável pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células.

Previne o envelhecimento precoce e protege membranas e o DNA da ação dos radicais livres, portanto previne doenças como a artrite, asterosclerose, diabetes, catarata, esclerose múltipla, inflamações crônicas, etc.

Verde



A clorofila é o pigmento que confere a cor verde aos alimentos vegetais, como rúcula, agrião, alface, chicória e espinafre. Estimula a produção de glóbulos vermelhos no sangue e protege contra o câncer.

É fonte de vitamina A, C, B6, B12, K, magnésio e ácido fólico.

Promove a detoxificação das células, auxilia no tratamento da hipertensão, protege as células hepáticas, atua no sistema da acne, nos processos de cicatrização e combate a halitose.

Amarelo



Frutas e hortaliças amarelo-alaranjadas, como o mamão, a cenoura, a manga, a laranja e o pêssego, são ricas em betacaroteno e vitamina A e auxiliam na visão, crescimento, desenvolvimento ósseo, processos imunológicos, paladar, apetite, síntese de testosterona, etc.

São excelentes fontes de antioxidantes.

Marrom



Aveia: fonte de B-glucana, diminui os níveis séricos de colesterol.

Grãos integrais: ricos em vitamina E, selênio, manganês, cobre, zinco e fibras.

Sementes de linhaça - fonte de lignanas e fibras solúveis e insolúveis, ômega 3, 6 e 9. Atua na regulação intestinal, no controle glicêmico e na saciedade.

E agora, vamos falar do queridíssimo:



CHOCOLATE!!! (de sapinho porque tá na moda)

É o alimento com maior impacto no humor, devido à liberação de endorfina. Eleva a disposição mental, melhora a depressão e a função cognitiva.

É muito calórico e vicia, por isso não se pode abusar, pois engorda. Mas sabia que comer uma barra de 100g de chocolate corresponde a receber o abraço de uma pessoa que você ama? Então, pra quem tá carente, é uma boa... E depois vai correr pra queimar as calorias, hahaha! Vai ficar mais feliz ainda.

Nenhum comentário: